Apagão em SP pode ter causado prejuízo de até R$ 77,5 milhões ao comércio, diz ACSP
- Neriel Lopez
- há 2 dias
- 1 min de leitura

A falta de energia na Grande São Paulo pode ter gerado um prejuízo de até R$ 77,5 milhões para o comércio, estima o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP). A projeção é baseada no volume movimentado diariamente na cidade de São Paulo e entorno.
Desde a última quarta-feira, 10, fortes ventos associados a um ciclone extratropical atingiram a capital e municípios da Região Metropolitana. A falta de energia afetou diretamente mais de 2,2 milhões de pessoas, segundo a ACSP.
Quando a Enel assumiu o fornecimento de energia em SP? Veja histórico da empresa
Os problemas no fornecimento não são isolados. Ao longo de 2025, episódios de chuvas intensas deixaram dezenas de milhares de imóveis sem energia em diferentes momentos em janeiro, fevereiro e março
Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, da ACSP, os prejuízos são difíceis de medir, uma vez que os efeitos do ciclone não foram homogêneos na capital e várias regiões ainda não tiveram a energia totalmente estabelecida. “O impacto ocorre principalmente pela redução das compras imediatas e das aquisições por impulso”, afirma.
Enel diz que precisará fazer “reconstrução completa da rede” em regiões de SP
Para justificar a interrupção no fornecimento de energia, a empresa afirma que “o evento climático causou danos severos à infraestrutura elétrica da Enel”
De acordo com a última atualização da Enel, 754 mil imóveis ainda estão sem eletricidade.














Comentários