Derrite deixa a SSP-SP e volta ao cargo de deputado federal
- Neriel Lopez
- 1 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

Nesta segunda-feira (1º), Guilherme Derrite (PP-SP) deixa novamente a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) para assumir o cargo de deputado federal. Ela já havia feito esse movimento no início de novembro para relatar o PL Antifacção.
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado, onde será relatado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE). A Casa Alta pretende debater e votar nesta quarta-feira (3).
O texto então retornará à Câmara com alterações para uma nova análise. Para isto, Derrite manifestou o desejo de voltar à relatoria do projeto. Ele também sinalizou um segundo objetivo: atuar na proposta de emenda à Constituição (PC) da Segurança Pública, um projeto do governo que está sob a relatoria do deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE).
Na SSP-SP, assume o delegado Osvaldo Nico Gonçalves no lugar de Derrite. Com mais de quatro décadas de atuação na Polícia Civil, Nico, como é conhecido, era o secretário-executivo (o segundo cargo em importância) da pasta.
Nico tem 68 anos e ocupou diferentes posições na segurança pública: atuou, por exemplo, como chefe da Delegacia Antissequestro e como delegado-geral da Polícia Civil na gestão Rodrigo Garcia, em 2022.














Comentários